Inquerito sorológico de anticorpos ani-rickettsia, em cães nos municipios de Cananéia e Itapeva, Estado de São Paulo, Brasil

Imagem de Miniatura
Data
2016
Autores
Carvalho, Andreza Sanchez
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa aguda, causada por bactérias pertencentes ao gênero Rickettsia. Os carrapatos são vetores para a maioria das espécies de Rickettsia. Na América do Sul, ela é transmitida principalmente por carrapatos do complexo Amblyomma cajennense. No Brasil foram relatadas nove espécies de Rickettsia, sendo Amblyomma sculptum o principal vetor de R. rickettsii para humanos. O objetivo deste estudo foi investigar a soroprevalência de R. rickettsii e R. parkeri em cães nos municípios de Cananéia e Itapeva, SP, e sua relação com a fragmentação da vegetação nas proximidades as áreas urbanas. O sangue utilizado nesta pesquisa foi coletado de cães atendidos durante as campanhas de controle populacional de cães e gatos realizadas em ambos os municípios, mediante autorização prévia dos proprietários. Os soros obtidos dessas amostras foram testados para R. rickettsii e R. parkeri através da Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI). Foram analisadas um total de 186 amostras de soro provenientes dos dois municípios, sendo 81 amostras de Cananéia e 105 amostras de Itapeva, entre machos e fêmeas. No município de Cananéia, cinco amostras apresentaram reação positiva ao antígeno de R. parkeri, sendo uma delas positiva também para R. rickettsii, porém com um título pelo menos quatro vezes maior para a primeira, o que indica a circulação nessa área de alguma Rickettsia do grupo da febre maculosa com provável reação homóloga a R. parkeri. Já em Itapeva nenhuma das amostras apresentou reação para as riquétsias testadas, sendo consideradas todas negativas. Uma provável explicação para a ocorrência de soropositividade para o antígeno de R. parkeri nos cães de Cananéia, é o estreito contato entre as áreas florestadas e as habitações humanas, o que permite que os animais tenham livre acesso as áreas de mata e se infestem com carrapatos infectados com Rickettsia.
Descrição
Palavras-chave
Rickettsia, Carrapatos, Sorologia
Citação
CARVALHO, Andreza Sanchez. Inquerito sorológico de anticorpos ani-rickettsia, em cães nos municipios de Cananéia e Itapeva, Estado de São Paulo, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária e Bem Estar Animal) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.