Sentimento de pertencimento e dialogismo em fóruns de educação a distância: uma análise interdisciplinar

Imagem de Miniatura
Data
2018
Autores
Neves, Ana Cristina das
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Com a difusão do ensino online, surgem técnicas para atender a alunos cujos interesses durante o processo de ensino/aprendizagem são diversos. A questão é perceber como ocorre a interatividade e, consequentemente, identificar se ocorre a pertença do aluno ao grupo em ambientes virtuais, especificamente no fórum. Esta pesquisa tem o propósito de analisar os enunciados produzidos em fóruns formativos avaliativos na modalidade da EaD e, em perspectiva interdisciplinar, após identificar as características dos fóruns enquanto gênero, examinar monologismo dialogismo do fórum temático avaliativo, analisando as postagens dos alunos; e verificar com base nos dados dos enunciados se este aluno demonstra sentir-se parte deste grupo ou não, tendo como corpus fóruns temáticos avaliativos de um curso de Pedagogia, cujas participações se dão em um Ambiente Virtual de Aprendizagem da Educação a Distância. Para atingir este objetivo, nos apoiamos nos estudos identitários de Bauman, Hall e Woodward e nos estudos de linguagem de Bakhtin considerando, em especial, gêneros dos discursos, dialogismo, monologismo e enunciação. A importância da pesquisa deve-se ao entendimento da socialização como fundamental no processo de aprendizagem e à necessidade de refletir sobre a importância do sujeito fazer parte, estar e sentir-se pertencente para que sua identificação seja formada a partir do grupo, já que isso auxilia durante o processo de ensino/aprendizagem em EaD, considerando o crescimento da Educação a Distância e sua relevância social no Brasil. Nossa pesquisa, de caráter interdisciplinar, está ancorada em estudos Culturais, Educacionais e Tecnológicos. A pesquisa, desenvolvida por meio documental, bibliográfico, centrada na pesquisa de campo, deu base para a análise das interações em fóruns temáticos avaliativos possibilitando vislumbrar que no cenário proposto, ao considerar o dialogismo como proposta de interatividade e pertença, ora a vislumbramos esta característica mais presente, ora menos presente nos enunciados analisados em ambientes virtuais de aprendizagem da EaD.
Descrição
Palavras-chave
Educação a distância, Identidade, Pertencimento
Citação
NEVES, A. C. Sentimento de pertencimento e dialogismo em fóruns de educação a distância: uma análise interdisciplinar. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2018.
URI