Fatores associados à doença varicosa de membros inferiores em pacientes submetidos a cirurgia de varizes em hospital de referência na Zona Sul de São Paulo

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Ballerini, Ana Paula Augusto Cruz
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Objetivos: Esse trabalho visou avaliar os seguintes fatores associados em pacientes submetidos à cirurgia de varizes de membros inferiores na Santa Casa de Santo Amaro: Idade, Sexo, Obesidade, Sedentarismo, ortostatismo por mais de oito horas ao dia, história de Tromboembolismo Venoso, Doenças Associadas; e, individualmente, as diferenças entre pacientes eutróficos e não eutróficos. Além disso, verificaram-se os fatores sociodemográficos da população estudada. Casuística e Métodos: Foram selecionados pacientes submetidos à cirurgia de varizes de membros inferiores na Santa Casa de Santo Amaro de maio a novembro de 2018. Os participantes responderam um instrumento de pesquisa semiestruturado sobre características sociodemográficas, socioeconômicas e fatores associados. Para análise dos dados foram utilizados os testes qui-quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher, além do Teste de Concordância de Kendall. Resultados: Foram selecionados 146 indivíduos, dos quais 89% do sexo feminino, e com idade média de 48,89 anos. A maioria dos entrevistados apresentava escolaridade entre 1º e 2º graus, trabalhavam e contribuíam de alguma forma para a renda familiar. Mais de 80% referiu seguir uma religião. A grande maioria (76%) apresentava história familiar de doença venosa, não possuía história de úlceras venosas, tromboembolismo venoso individual e familiar ou cirurgias anteriores. Além disso, mais de 50% não realizava atividade física, e 65% encontrava-se em sobrepeso ou obesidade. Quando analisados estatisticamente, os fatores não diferiram entre eutróficos e não eutróficos. O Teste de Concordância de Kendall mostrou boa correlação entre a ordem de aparecimento dos fatores entre todos os grupos estudados. Conclusão: A DVC está associada a histórico familiar, presença de sobrepeso/obesidade, sedentarismo. Porém, a presença ou não de sobrepeso/obesidade parece não estar associada a variáveis que guardam relação com DVC.
Descrição
Palavras-chave
varizes de membros inferiores, Fatores associados, Obesidade
Citação
BALLERINI, A. P. A. C. Fatores associados à doença varicosa de membros inferiores em pacientes submetidos a cirurgia de varizes em hospital de referência na Zona Sul de São Paulo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.