Ensino-aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica

Imagem de Miniatura
Data
2016
Autores
Sousa, Aryana Vicente
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir a Iconofotologia Pedagógica como recurso metodológico diretamente vinculado ao processo de construção do conhecimento. Baseado na ideia de que a educação é uma operação contextualizada e problematizadora que exige uma visão complexa sobre as formas pelas quais as pessoas aprendem, o foco principal será a análise do papel que a criatividade e as experiências pessoais podem desempenhar em contextos educacionais. Professores e alunos têm papéis distintos, porém, complementares, tendo em vista novas maneiras de se pensar as imagens. Estas ações, por sua vez, estão diretamente vinculadas tanto às características físicas (técnicas) das imagens quanto aos sentidos simbólicos que elas podem expressar. O referencial teórico deste trabalho incorpora ideias propostas por pesquisadores e educadores como Edgar Morin, Jack Brandão, Paulo Freire e Vigotsky.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Aprendizagem, Iconofotologia
Citação
SOUSA, Aryana Vicente. Ensino-aprendizagem a partir de uma leitura iconofotológica. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2016.