Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com Transtorno de Espectro Autista

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Lima, Aluana Xavier de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A inclusão escolar traz consigo uma ideologia de transformação cultural e estrutural da escola, onde as particularidades de cada aluno podem ser desenvolvidas num contexto que oportunize a equidade. Há cerca de trinta anos a escola vem se mobilizando em um novo paradigma para atender uma comunidade que apresenta a demanda de inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Esse novo modelo faz com que famílias, sociedade e instituições reflitam sobre todo o trabalho pedagógico da escola regular para atender as reais necessidades das diversidades que compõem o ambiente escolar e depara-se com inúmeros percalços para cumprir sua função com a qualidade desejada. Dentre esses está o desafio de promover a alfabetização de crianças com autismo, em um contexto que considera a aquisição das competências de leitura e escrita além do modelo orgânico. O presente trabalho pretende proporcionar análise e reflexão acerca dos processos de alfabetização, como forma de inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal situada na periferia de São Paulo, por meio de observação participante e pesquisa qualitativa. O escopo deste trabalho é a análise dos principais aspectos, sejam eles de ordem biológica, sejam de ordem social, que influenciam na construção do conhecimento do aluno com TEA acerca da alfabetização. Considerando que todas as crianças têm direito ao acesso à educação gratuita assegurada pela legislação brasileira, o educando com TEA também deve usufruir desse direito, garantindo o seu desenvolvimento integral, estimulando e respeitando suas possibilidades e capacidades, para o melhor convívio em sociedade, assim como todos os outros discentes.
Descrição
Palavras-chave
Transtorno de Espectro Autista, Inclusão escolar, Alfabetização
Citação
LIMA, A. X. Desafios da inclusão: alfabetização de alunos com Transtorno de Espectro Autista. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
URI