O ensino de artes nas escolas de ensino fundamental do estado de São Paulo

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Data
2017
Autores
Brandão, Fabiana de Souza
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Editor
UNISA
Resumo
Neste trabalho objetivamos investigar e analisar o Currículo do Estado de São Paulo da disciplina de arte, bem como as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações do corpo docente das escolas com os recursos disponíveis para o desenvolvimento desse Currículo. Pretendemos, ainda, refletir sobre como foi a implantação dele nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo. Todavia as inovações trazidas por ele levantaram inúmeras inquietações e questionamentos acerca da viabilidade de sua implementação na disciplina de arte na prática docente. O eixo deste trabalho foi a verificação das condições de como o Currículo é aplicado e também os recursos disponíveis, averiguando as possíveis mudanças que ele trouxe para o ensino da disciplina ora investigada. Para coleta destas informações, selecionamos alguns depoimentos de docentes, e, por meio de tal mecanismo, pudemos tanto analisar as ações da política educacional do Estado de São Paulo, quanto a importância da formação continuada dos docentes.
Descrição
Palavras-chave
Conceito de arte, As artes e as escolas brasileiras, Conceito de currículo
Citação
BRANDÃO, F. S. O ensino de artes nas escolas de ensino fundamental do estado de São Paulo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.