A representação social e a educação nutricional como estratégias para promoção da saúde alimentar do idoso institucionalizado

Imagem de Miniatura
Data
2015
Autores
Knopp, Ana Paula Malheiros
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: No que se refere às ações de políticas públicas voltadas ao idoso, sabe-se que devido o crescimento da população idosa estar aumentando no Brasil, cada vez mais são sugeridas ferramentas para a promoção da saúde e melhoria da sua qualidade de vida. Objetivo: Testar a efetividade da intervenção da Educação Nutricional na promoção da saúde alimentar do idoso institucionalizado, descrever as características sociodemográficas dos idosos estudados, descrever os dados antropométricos e exames laboratoriais realizados pelos idosos, classificar o estado nutricional e antropométrico dos idosos assistidos pela ILPI, comparar o Índice de Massa Corpórea pré e pósimplantação do programa de Educação Nutricional e conhecer as representações sociais que os idosos constroem sobre a alimentação e a relação com a saúde. Métodos: Tratase de um estudo quali-quantitativo, experimental, transversal (pesquisa qualitativa), prospectivo (pesquisa quantitativa), com avaliação do tipo antes e depois. A população estudada foi 13 idosos de uma Instituição de longa permanência para idosos (ILPI) carentes, localizada no município de Guanambi-Ba. Resultados: Observou-se que a maioria dos idosos encontrava-se com consumo alimentar e estado nutricional inadequado. Referente ao significado da representação social do idoso perante a saúde alimentar, percebeu-se que o atendimento aos mesmos é desfavorável. Conclusão: É necessário uma fiscalização para que as práticas educativas sejam refletidas e suas percepções redesenhadas para que se tornem possivelmente aplicáveis e consequentemente interfiram positivamente na qualidade de vida e na saúde alimentar do idoso institucionalizado.
Descrição
Palavras-chave
Idoso, Educação nutricional, Representação social
Citação
KNOPP, A. P. M. A representação social e a educação nutricional como estratégias para promoção da saúde alimentar do idoso institucionalizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.