Implantes dentários: avaliação dos procedimentos e dos atendimentos odontológicos de 11 anos no Sistema Único de Saúde (SUS)

Imagem de Miniatura
Data
2022
Autores
Oliveira, Jasiel de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A saúde bucal está relacionada aos desafios globais de saúde pública. No Brasil, o Sistema Único de Saúde possibilita o acesso desde a promoção de saúde bucal desde a prevenção à reabilitação sobre implantes dentários. O objetivo desse estudo foi analisar as produções odontológicas dos implantes dentários realizados no SUS no período de 11 anos (2010–2020), além de uma análise comparativa dos números de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e implantodontistas via Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológica (PMAQ) dos anos de 2014 e 2018. Trata-se de estudo longitudinal retrospetivo, quantitativo, para análise da produção de procedimentos odontológicos realizados no SUS utilizando dados de uso público coletados na base DATASUS/TABNET e PMAQ CEO. Foram considerados o total da produção do código de procedimento através de coleta anual, com dados Nacionais agrupados por macrorregiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul), números de CEOs e a atuação dos especialistas implantodontista dentro dos CEOs.
Descrição
Palavras-chave
Cirurgia bucal, Doença periodontal, Implante dentário
Citação
OLIVEIRA, J. Implantes dentários: avaliação dos procedimentos e dos atendimentos odontológicos de 11 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). 2022. Dissertação (Mestrado em Odontologia) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2022.
URI