Estresse em estudantes do quarto ano de graduação expostos a realização do trabalho de conclusão de curso

Imagem de Miniatura
Data
2015
Autores
Lilla, Márcia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
O estresse acadêmico tem contribuído para a elevada incidência populacional de depressões, suicídios, consumo de drogas, distúrbios alimentares como bulimia, anorexia nervosa e baixo rendimento universitário. Objetivo: Avaliar o nível de estresse em alunos do quarto (último) ano de graduação, na fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Métodos: Foram incluídos 51 alunos dos cursos de Graduação em Fisioterapia, Biologia e Sistemas de Informação, que foram avaliados por meio de questionário de coleta de dados e pelo Inventário para Sintomas de Estresse em Adultos de Lipp. Resultados: Após comparação entre os três grupos (teste Kruskal Wallis), observou-se que o grupo Fisioterapia referiu significantemente mais que tem que fazer as atividades com muita rapidez (p = 0,002) e que o trabalho exige frequentemente habilidade ou conhecimentos especializados (p = 0,02). O grupo Biologia pareceu ter o pior relacionamento com os chefes e o melhor com os colegas (p < 0,0001 em ambos os casos), e também referiu o maior número de sintomas associados ao estresse em 24 horas, uma semana e um mês (p = 0,009). Discussão: Os alunos de Sistemas de Informação, muito provavelmente por serem habituados a trabalharem num ritmo mais frenético, podem não se perceberem pressionados pelo tempo e até sentirem que “correr” faz parte de seus afazeres cotidianos. Já no campo das Ciências Biológicas e da Saúde, existe a propensão dos indivíduos adquirirem maior sensibilidade para as questões do organismo e isso também inclui, inúmeras vezes, serem mais atentos aos seus próprios sintomas. Conclusões: Ficou claro com o presente trabalho que os alunos desconhecem métodos de controle continuado e efetivo de estresse, carecendo de maiores informações.
Descrição
Palavras-chave
Esgotamento profissional, Estudantes, Universidades
Citação
LILLA, M. Estresse em estudantes do quarto ano de graduação expostos a realização do trabalho de conclusão de curso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2015.