O entardecer da pele: os cuidados cutâneos, as dermatoses prevalentes ( e sua reação com diabetes mellitus) em idosos atendidos em uma clínica privada no município de Jandira/SP

Resumo
A população brasileira também está envelhecendo e ainda não está preparada para lidar com os anseios das faixas etárias maiores. Os idosos atendidos nos serviços de atenção primária e nos serviços privados dos convênios, devem ter sua saúde avaliada em sua totalidade, e por essa razão, os profissionais devem saber também como abordar, orientar, tratar e acompanhar, os que padecem de doenças da pele, por esse motivo, esse trabalho irá traçar o perfil dos cuidados cutâneos da população idosa, além disso, levantar as dermatoses mais prevalentes nessa faixa etária, e traçar o perfil sociodemográfico dos idosos participantes da pesquisa, e assim, os resultados do presente estudo poderão contribuir com a literatura especializada sobre o tema e reforçar a importância dos cuidados cutâneos em idosos. Objetivos: Apresentar os cuidados cutâneos adotados por idosos frequentadores de uma clínica privada no município de Jandira, as dermatoses mais prevalentes nesse grupo de idosos e sua relação com o diabetes mellitus. Específicos: Avaliar o perfil sociodemográfico de idosos atendidos em uma clínica privada no município de Jandira, detectar o fototipo de pele de acordo com a classificação de Fitzpatrick, avaliar a prevalência de alterações cutâneas em idosos com idade inferior e superior a 70 anos. Método: Trata-se de estudo transversal realizado em abril a agosto de 2018 sendo a amostra por conveniência, 80 idosos frequentadores da clínica privada em Jandira. Aplicado questionário aos idosos para saber os cuidados com a pele e ficha de atendimento preenchida pela pesquisadora com informações sobre exame físico da pele. Dados analisados pelo método do qui quadrado. Resultados: trata-se de população de baixa escolaridade e baixa renda que não cuida adequadamente de sua pele. A maioria desconhece o que é o câncer de pele e uma parcela significativa não faz uso de protetor solar nem hidratante. Não houve diferença significativa em relação aos cuidados cutâneos se comparados idosos e idosas. Conclusões: Os objetivos da pesquisa foram comtemplados. A dermatose mais prevalente é a melanose solar com 90% de idosos acometidos seguido da xerose com 58,7%. O fototipo mais encontrado é o 4 (84,1%). Em relação aos cuidados cutâneos temos que 72,5% dos idosos conhecem os perigos de se expor ao sol, porém 53% se expõem ao sol e 45% não utilizam proteção solar. Em relação ao uso de hidratantes 42,5% não utilizam. 100% dos idosos já fizeram uso de pomadas e medicamentos dermatológicos sem orientação médica. O diabetes mellitus aumentou o risco de se ter mais de uma alteração cutânea.
Descrição
Palavras-chave
Envelhecimento cutâneo, Dermatoses no idoso, Diabetes. Doenças de pele
Citação
MARIANI, A C. O entardecer da pele: os cuidados cutâneos, as dermatoses prevalentes ( e sua reação com diabetes mellitus) em idosos atendidos em uma clínica privada no município de Jandira/SP. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2019.