O passado pré-cabralino em livros disáticos de história (PNLD 2014)

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Data
2017
Autores
Guimarães, Cássia Aparecida
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Editor
UNISA
Resumo
A presente pesquisa analisa os conteúdos a respeito do passado pré-colonial brasileiro nos livros didáticos de História para o 6.º ano do Ensino Fundamental II. Por meio de uma análise qualitativa de 3 obras de maior tiragem, dentre as aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2014, procura-se verificar os fundamentos teóricos que alicerçam os conteúdos e os discursos didáticos dessas obras em relação ao passado pré-cabralino. No processo de redemocratização, vivenciado na atualidade pelo Brasil, a temática étnica recebeu visibilidade, principalmente por sua inserção no meio escolar, garantida pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. Diante desse novo cenário, destaca-se o tema acerca do Brasil pré-colonial para a construção de uma narrativa histórica que evidencie a característica milenar e a diversidade étnica e cultural da ancestralidade indígena. O estudo da temática pré-cabralina traz à tona um conhecimento fundamentado em memórias vinculadas ao passado ancestral, o que torna esse saber significativo. Os conteúdos observados durante a análise dos livros didáticos revelam uma orientação ainda pautada no eurocentrismo e no evolucionismo cultural. Uma direção otimista e consciente da remodelação das práticas escolares emerge de iniciativas individuais dos docentes. A necessária construção de uma proposta pedagógica alternativa, que contextualize valores, abra novos espaços e novos olhares para um futuro de esperança e cidadania.
Descrição
Palavras-chave
Livro didático, História indígena, Ancestralidade
Citação
GUIMARÃES, C. A. O passado pré-cabralino em livros disáticos de história (PNLD 2014). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2017.