Compulsão alimentar após cirurgia bariátrica de pacientes assistidos por serviço de referência em hospital de São Paulo e sua correlação com a perda de peso

Resumo
Introdução: A obesidade é um distúrbio de origem multifatorial complexa que agrega aspectos de ordem psicológica, social, biológica e requer abordagem multidisciplinar para compreensão, diagnóstico e tratamento adequados. Para alguns pacientes, a cirurgia bariátrica é a ferramenta mais eficaz para o tratamento e controle da obesidade, porém, alguns pacientes não obtêm o resultado desejado ou recuperam parte do peso perdido. Como a alteração no comportamento alimentar pode influenciar negativamente na perda de peso, reconhecer esta condição se torna fundamental para a reintervenção precoce a fim de garantir ao paciente o sucesso esperado após a realização da cirurgia bariátrica. Objetivo: Identificar, após 18 meses da realização da cirurgia bariátrica, a variação da compulsão alimentar e sua relação com a perda ou ganho de peso. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo com 108 pacientes assistidos por um hospital de referência em São Paulo – Brasil, onde realizaram cirurgia bariátrica pela técnica by-pass gástrico em Y-de-Roux (BGYR), há no mínimo 18 meses. Os dados antropométricos e as características gerais da amostra foram coletados dos prontuários. Os sintomas de compulsão alimentar, aferidos com a aplicação da Escala de Compulsão Alimentar Periódica (ECAP), foram relacionados com a perda ou ganho de peso aferido no momento da aplicação. Para a análise dos dados foram utilizados os testes Quiquadrado, regressão linear simples, ANOVA, Teste t, Wilcoxon, Friedman e Mann-Whitney. Resultados: A média de idade (erropadrão) foi de 47 (±0,91). Os pacientes perderam 33,27% do peso inicial e recuperaram 5,74% após os 18 meses decorridos da cirurgia. O IMC e a idade influenciaram significantemente na perda de peso dependente da cirurgia (p=0,028 e p=0,010, respectivamente). O tempo cirúrgico acima de 50 meses foi associado ao maior ganho de peso (p <0,0001). Conclusões: A variação da intensidade de compulsão alimentar após 18 meses da cirurgia bariátrica é um fator que interfere no ganho de peso. A preseça de sintomas de compulsão alimentar interfere negativamente no percentual de peso perdido.
Descrição
Palavras-chave
Compulsão alimentar, Cirurgia bariátrica, Obesidade
Citação
FANGUEIRO, F. S. Compulsão alimentar após cirurgia bariátrica de pacientes assistidos por serviço de referência em hospital de São Paulo e sua correlação com a perda de peso. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.