Avaliação da percepção corporal em crianças e seus cuidadores por meio da utilização de dois instrumentos para classificação

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Machado, Henrique Mattos
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: A preocupação com a obesidade infantil se deve ao elevado risco de sua persistência na idade adulta, e pelos riscos de doenças agudas e crônicas a ela relacionadas. A percepção incorreta da própria imagem corporal pode levar adultos e crianças a comportamentos alimentares errôneos, da mesma forma como a percepção incorreta dos pais sobre o estado nutricional de seus filhos interfere na dinâmica alimentar do conjunto familiar, no comportamento alimentar da criança e na construção da autoimagem corporal da criança. Portanto, tornase de extrema importância, avaliar a percepção da imagem corporal dessas crianças e cuidadores, visando a prevenção de comportamentos alimentares não saudáveis e a busca de metas não reais de peso que podem afetar tanto seu crescimento como desenvolvimento. A viabilização de um instrumento de avaliação da percepção corporal de fácil aplicação, boa sensibilidade e confiabilidade e que produza resultados fidedignos se torna imprescindível. Objetivo: Comparar a equivalência de resultados obtidos por meio de dois instrumentos utilizados para classificar a percepção corporal em crianças e seus cuidadores. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico onde foi avaliado o estado nutricional de 212 participantes sendo 106 crianças de 7 a 14 anos e 106 cuidadores, usuários do Sistema Único de Saúde da cidade de Conceição do Mato Dentro – MG. Foram utilizados 2 instrumentos de avaliação da percepção corporal, o Instrumento Garcia (IG) para avaliar a percepção do cuidador sobre o próprio peso e sobre o peso da criança, e a percepção das crianças sobre seu próprio peso e o Instrumento Kakeshita (IK) para avaliar a percepção corporal dos adultos e das crianças. Após a avaliação por meio de cada instrumento, avaliou-se a concordância entre os resultados checado ao final com a classificação do estado nutricional por meio da antropometria (Índice de Massa Corpórea). Para identificar as possíveis concordância, foi utilizado o teste de Kappa. Resultados: Não houve diferença significativa entre os sexos na comparação de respostas entre os 2 instrumentos. Ambos os instrumentos apresentaram boa equivalência ao estado nutricional real. Ao se avaliar cada instrumento com o IMC real, o instrumento IG tende a subestimar o diagnóstico de obesidade enquanto o instrumento IK tende a superestimar os quadros de sobrepeso e obesidade. Conclusão: Os dois instrumentos utilizados na avaliação da percepção corporal tanto das crianças e seus cuidadores são equivalentes. Apresentam uma boa concordância e confiabilidade.
Descrição
Palavras-chave
Crianças, Avaliação nutricional, Imagem corporal
Citação
MACHADO, H. M. Avaliação da percepção corporal em crianças e seus cuidadores por meio da utilização de dois instrumentos para classificação. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.