Inserção da diversidade sexual na educação brasileira: avanços e recuos

Imagem de Miniatura
Data
2023
Autores
Lima, Vinícius Ferreira
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
A educação básica no Brasil passou por uma série de transformações, as quais, de acordo com seus devidos contextos, reproduzia aquilo que estava presente no discurso dominante. O que diz respeito à diversidade sexual, historicamente este tema foi considerado polêmico e acabou não sendo contemplado adequadamente no processo educacional. Pensando a pós-modernidade, a ascensão de novas identidades impulsiona a necessidade de um novo olhar para os indivíduos que estão à margem, incluindo os homossexuais, tornando a escola um ambiente para isso. Portanto, pelo viés interdisciplinar, queremos saber como as diferentes sexualidades aparecem nos documentos que orientam os currículos escolares e o que mudou desde os Parâmetros Curriculares Nacionais até a atual Base Nacional Comum Curricular. Como objetivo geral, o presente trabalho abordará as relações de poder presentes na educação, entendendo as questões sexuais como uma alternativa para a contestação do discurso dominante. Os objetivos específicos são: (i) analisar como a academia tem recebido pesquisas relacionadas a este tema; (ii) identificar na história da educação sexual como se transformou a abordagem das sexualidades até os dias atuais; (iii) comparar os documentos norteadores curriculares, PCNs e a BNCC a fim de identificar avanços ou lacunas na abordagem sobre identidades LGBTQIA+. A pesquisa justifica-se por problematizar os parâmetros e a legislação que fundamentam os currículos escolares, considerando as possíveis omissões sore a diversidade sexual na educação básica. Para isso será realizada um estudo documental comparativo entre os documentos mencionados e também será aplicada a análise do discurso, a fim de identificar possíveis silenciamentos. Isto posto, ao final do trabalho será possível identificar se houve ou não avanços no tratamento sobre a diversidade sexual na educação.
Descrição
Palavras-chave
História, Interdisciplinaridade, Diversidade sexual
Citação
LIMA, V. F. Inserção da diversidade sexual na educação brasileira: avanços e recuos. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas)—Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2023.
URI