Percepção discente do ensino–aprendizagem no curso de educação física bacharelado nas modalidades presencial e a distância

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Melo, Márcio Martins de
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
Introdução: O ensino vem sofrendo transformações em função das novas demandas educacionais. No ensino superior não é diferente, as atuais modalidades de ensino-aprendizagem necessitam de ressignificação. Desse modo, são muitos os desafios, mas também, já se apresentam tendências que passaram a serem aplicadas no ambiente formativo. Contudo, a presença dos recursos tecnológicos na educação é eficaz somente quando o profissional faz deles um aliado no processo de ensino-aprendizagem. A educação a distância permite, por meio do uso de tecnologias, que os atores dispersos no tempo desenvolvam o seu processo formativo, o ensino passa a ser democratizado, levando educação para populações antes inacessíveis ao processo tradicional. Objetivos: Comparar os métodos e os recursos pedagógicos utilizados no curso presencial e na modalidade a distância do curso de Educação Física, Bacharelado, da Universidade Santo Amaro (UNISA) sob a perspectiva do discente. Métodos: Foi realizada pesquisa de campo exploratória, transversal e quantitativa. A amostragem foi por conveniência, os participantes foram graduandos do segundo e do terceiro semestres, sendo 42 no Grupo I Educação Física na modalidade presencial e 26 no Grupo II curso de Educação Física na modalidade EaD, tendo como ferramenta um questionário semiestruturado com base em documentos do ENADE. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Mann-Whitney (comparações entre os dois grupos) e Friedman (comparações intragrupos). Resultados: As idades entre os homens variaram de 18 a 42 anos entre os dois grupos pesquisados, com uma média de 26,92 anos, mediana de 27 e desvio padrão de 7,11. Após comparação entre grupos em relação as respostas dadas pelos participantes nas questões pedagógicas, houve diferença apenas para a questão relacionada à disponibilidade dos professores em atender aos alunos fora do horário de aula, em que os alunos do EaD atribuíram maiores notas. Conclusão: Os dois grupos mostraram de acordo com as notas atribuídas a cada questão avaliada percepções análogas, corroborando a hipótese inicial de que ambas as modalidades podem apresentar níveis de ensino similares, havendo necessidade de mais estudos, afim de contrapor ou mesmo corroborar o presente estudo em função de representar apenas um recorte de uma população.
Descrição
Palavras-chave
Educação a distância, Educação Física, Ótica discente
Citação
MELO, M. M. Percepção discente do ensino–aprendizagem no curso de educação física bacharelado nas modalidades presencial e a distância. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.