Acesso avançado e outras formas de acesso na atenção primária à saúde: percepção dos usuários e profissionais de saúde na região sul do município de São Paulo

Resumo
Introdução: O Acesso Avançado (AA) tem sido uma das propostas para mudança na organização do atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Capela do Socorro e outras Supervisões da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRSSUL). Outras formas de acesso vêm sendo utilizadas também em Unidades Básicas de Saúde (UBS) desta Supervisão. Estas propostas buscam diminuir as dificuldades no acesso da Atenção Primária à Saúde (APS) nesta Supervisão de Saúde, que possui o maior vazio assistencial na APS do Município de São Paulo. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar as diferentes formas de acesso na atenção básica em UBS da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Supervisão Técnica de Saúde (STS) da Capela do Socorro na região sul de São Paulo, na percepção dos funcionários e usuários. Método: Foi realizado um estudo individuado, transversal descritivo e analítico, mediante questionários auto aplicados para os funcionários da equipe multiprofissional da ESF(médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde), e questionários aplicados aos usuários das UBS estudadas, iniciado após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e consentimento esclarecido dos entrevistados. Resultados: Com relação à percepção do acesso nas quatro Unidades Básicas de Saúde estudadas obtivemos a resposta de 317 questionários: 155 Usuários, 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 34 auxiliares de enfermagem, 17 enfermeiros e 10 médicos. O percentual de retorno mais alto (95,6%) foi dos questionários aplicados aos usuários, pela pesquisadora. O percentual de retorno dos questionários auto aplicados para os ACS (62,3%), auxiliares de enfermagem (65,4%), enfermeiros (62,9%) foi semelhante e o dos médicos (37,0%) bem abaixo do que o das outras categorias de colaboradores. As características do acesso em cada unidade estudada foram relatadas pelos respectivos coordenadores e diferem em cada uma delas. A percepção das equipes, ACS e usuários em relação ao acesso nem sempre coincidiu, dentro das UBS estudadas e por categorias de funcionários/ usuários. A preferência dos usuários foi pelo atendimento no mesmo dia da procura e a busca por atendimento a eventos agudos mostra que acontece em metade dos usuários que comparecem às UBS estudadas. Conclusão: Os dados desta pesquisa sugerem que o AA pode melhorar o acesso, na percepção de usuários e equipes. As UBS estudadas vem trabalhando com uma variedade de configurações, adaptando o Acesso Avançado a outros modelos de agenda e,consequentemente, de entrada na APS. Ficou evidente também que a maioria dos usuários prefere ser atendido no mesmo dia que procura o serviço, e faz-se a ressalva de que o AA não deve transformar a UBS num Pronto Atendimento (PA), pois uma das características da APS deve ser a continuidade do cuidado, visando o acompanhamento do paciente pelas Equipes de ESF.
Descrição
Palavras-chave
Acesso aos serviços de saúde, Atenção primária à Saúde, Sistema Único de Saúde
Citação
FERREIRA, M. C. M. Acesso avançado e outras formas de acesso na atenção primária à saúde: percepção dos usuários e profissionais de saúde na região sul do município de São Paulo. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.