Do feed do Instagram às páginas dos livros: a instapoesia e a busca pela durabilidade nos meios digital e impresso

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Data
2020
Autores
Silva, Josane Ferreira da
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Editor
UNISA
Resumo
A pesquisa apresenta um estudo sobre o movimento da Instapoesia no Brasil, mostrando seus impactos não só nas redes sociais, mas também no mercado editorial do gênero da poesia no País. O estudo aborda a mudança no consumo de poesia dos livros físicos para as redes sociais e os motivos dessa alteração no principal meio de consumo de poesia. O objetivo é comparar as características e estratégias dos suportes digitais e impressos para manter um conteúdo duradouro. E, como o movimento da Instapoesia utiliza dessas estratégias para aumentar sua durabilidade, como método de análise foram consultados os autores Zygmunt Bauman e Paul Virilio, para compreender a mudança no consumo de poesia, para um meio efêmero e tecnológico como as redes sociais. Também foram realizadas pesquisas exploratórias por meio de entrevistas com os poetas Igor Pires da Silva, Lucas Cândido Brandão e Pedro Antônio Gabriel Anhorn para mostrar como essa nova geração de poetas têm ajudado a poesia a se reinventar, ocupando as novas mídias e, em convergência com os livros impressos, têm buscado vencer a efemeridade tão característica do mundo online e manter-se como um movimento duradouro.
Descrição
Palavras-chave
Poesia, Rede social, Livros
Citação
SILVA, J. F. Do feed do Instagram às páginas dos livros: a instapoesia e a busca pela durabilidade nos meios digital e impresso. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2020.
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