Saúde e segurança no ambiente laboral: percepção dos trabalhadores na identificação dos fatores organizacionais do trabalho

Imagem de Miniatura
Data
2014
Autores
Kanazawa, Flavio Koiti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNISA
Resumo
As doenças do trabalho como os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), os transtornos mentais e, ainda, os acidentes do trabalho possuem os fatores organizacionais do trabalho como uma das causas de grande relevância. Segundo o conceito de Promoção de Saúde, os integrantes de uma comunidade devem ter maior controle sobre a identificação de aspirações, satisfação das necessidades e modificação favorável do meio ambiente, assim, atingindo um estado de completo bem-estar físico, mental e social, conceito este que desperta averiguações. As dificuldades para desenvolver trabalhos que abordem a organização do trabalho, como a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e o Estudo de Clima Organizacional, por se tratarem de trabalhos analíticos, custosos e demorados, bem como desenvolvidos por profissionais especialistas, conduzem a uma situação contrária ao conceito da Promoção da Saúde.
Descrição
Palavras-chave
Doenças profissionais, Transtornos traumáticos cumulativos, Esgotamento profissional
Citação
KANAZAWA, F. K. Saúde e segurança no ambiente laboral: percepção dos trabalhadores na identificação dos fatores organizacionais do trabalho. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade Santo Amaro, São Paulo, 2014.