Direitos Humanos, Diversidade, Gênero e Sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Silva, Matheus Estevão Ferreira da
Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Oficina Universitária; Cultura Acadêmica
Resumo
Esta coletânea nasce do intento de divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília, que abordam a intersecção dos direitos humanos e temas relativos à diversidade humana – com ênfase nos temas de gênero e sexualidade – com a Educação. O livro se encontra estruturado em duas partes: a primeira contém 07 textos que versam sobre Direitos Humanos, Dignidade, Diversidade e Educação, mostrando a relação dos direitos humanos com a Educação e sua intersecção com a questão da diversidade. Na segunda parte, que reúne 08 textos, o tema gerador das análises foi Direitos Humanos, Gênero, Sexualidade e Educação, tomando-se como foco os temas de gênero e sexualidade e, respectivamente, os direitos de mulheres, da população LGBTQIA+s (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, etc.) e outros grupos vulneráveis. Ao todo, reúnem-se, neste livro, 15 textos resultantes de pesquisas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, em andamento ou concluídas, sendo 13 deles de autoria de discentes do PPGE e outros 02 textos confeccionados por professores convidados, também envolvidos com o PPGE. Suas discussões variam desde reflexões teóricas a diagnósticos ou intervenções em diferentes perspectivas e realidades educacionais.
Descrição
Palavras-chave
Direitos Humanos, Diversidade, Sexualidade, Educação
Citação
SILVA, Matheus Estevão Ferreira da; BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino (orgs.). Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
URI