Superdotação, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Dupla Excepcionalidade: um estudo de indicadores e habilidades sociais

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Ogeda, Clarissa Maria Marques
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Oficina Universitária; Cultura Acadêmica
Resumo
O livro apresenta uma discussão extremamente necessária ao século XXI e traz reflexões sobre os fenômenos da Superdotação e do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, delineando, desmitificando e alertando sobre a possibilidade de sua coocorrência – a denominada Dupla Excepcionalidade –, que se manifesta em indicadores de um e de outro fenômeno, mas, como todo encontro, se transforma e apresenta indicadores específicos. A complexidade e a heterogeneidade intrínseca aos grupos podem dificultar o diagnóstico e a atuação com esses estudantes, nos diferentes âmbitos: família, escola e sociedade. Compreendê-los e atendê-los em suas necessidades é necessário a quem se dedica ao ofício de ensinar, pois eles podem se tornar líderes mais empáticos com as necessidades humanas e promover o desenvolvimento cultural e tecnológico da nossa sociedade. Com uma abordagem multidisciplinar e de caráter multimodal, são investigados os indicadores dos fenômenos e suas habilidades sociais, apontando pontos fortes e fracos, o que pode oportunizar o entendimento diante de uma realidade tão paradoxal, dinâmica e com traços aparentemente contraditórios.
Descrição
Palavras-chave
Educação Especial, Educação Inclusiva, Pedagogia
Citação
OGEDA, Clarissa Maria Marques. Superdotação, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e dupla excepcionalidade: um estudo de indicadores e habilidades sociais. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
URI