Práticas Pedagógicas de Professores no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Resolução de Problemas

Imagem de Miniatura
Data
2020
Autores
Lima, Simone Marques
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Oficina Universitária
Resumo
Neste livro a autora aborda a Prática Pedagógica de professores no ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto didático da Resolução de Problemas, tendo como horizonte a realidade de trabalho na qual os professores se inserem e as implicações pedagógicas decorrentes da sua formação, dos modelos didático-pedagógicos enunciados na prática pedagógica cotidiana, sem perder de vista, a conjuntura sociopolítica que envolve o problema da educação no país. Com o olhar da Teoria Histórico-Cultural, a investigação retratada no livro ao focalizar a Prática Pedagógica docente aborda diferentes temáticas relacionadas aos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos Anos Iniciais e revela a importância do conhecimento matemático para a consolidação dos processos de leitura e de escrita. A relevância da obra situa-se no constante diálogo com os professores, que têm a possibilidade de descrever suas angústias, dificuldades e possibilidades, num contexto em que as condições de trabalho não são favoráveis ao aperfeiçoamento da prática docente. Sem dúvida, este livro pode contribuir para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais e também nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Trata-se, também, de um material útil para a equipe de gestão das escolas e contribui para o campo de pesquisa da Educação e Educação Matemática.
Descrição
Palavras-chave
Práticas Pedagógicas, Educação Infantil, Matemática
Citação
Lima, Simone Marques. Práticas pedagógicas de professores no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a resolução de problemas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
URI